10 coisas que você DEVE saber antes de adotar um gato

16:06 M. 4 Comments

Adotar um animalzinho é uma grande responsabilidade e nem sempre as pessoas estão cientes disso, por isso quando a experiência acaba não sendo o que elas esperam, se arrependem e abandonam os bichinhos! Por isso resolvi compartilhar o que aprendi como mãe de primeira viagem versão felina.

1. Quando chegar, o gatinho provavelmente vai agir de maneira arisca e assustada
A maioria dos gatos que são adotados passaram por más experiências com seus antigos donos ou no período em que estiveram abandonados, então é comum que quando cheguem em seu novo lar se escondam ou não deixem ninguém se aproximar. Essa é uma hora bem importante, porque é quando você deve conquistar a confiança do animalzinho. Procure formas de mostrar que ele é bem vindo e que ninguém ali vai machucá-lo.

2. Gatos são exigentes
Aqui em casa foi um auê (e ainda é) até aprendermos que as mal criações do Caspian e do Kowu na verdade eram sinais de que não gostavam de alguma coisa. Potinhos de comida muito perto da caixa de areia, stress, falta de atenção, marca da ração, e coisas simples como essas podem incomodar e MUITO os gatinhos e eles não vão poupar esforços pra mostrar isso a você (nem sempre de uma forma agradável... ou higiênica).

3. Gatos não se comportam como cães, então não espere por isso
As maiores frustrações dos donos (principalmente dos que já tiveram cães) é que os gatos não são tão facilmente "domados", por exemplo, se você chamar um cãozinho, ele vai vir de pronto, enquanto isso o gato provavelmente vai ficar te olhando no maior estilo "não sou obrigado". Essas coisas se devem ao fato de que os gatos são muito mais independentes do que os cães, suas vontades próprias quase sempre falam mais alto que a submissão que tem com seus donos.

4. Seu corpo vai ter marcas de guerra
Achar marquinhas de arranhões e mordidas em lugares inesperados é algo que se torna rotina depois de um tempo.

5. Visitas ao veterinário precisarão ser adicionadas à sua agenda
Consultas veterinárias são importantes tanto para o bichinho quanto para o dono (que se priva de doenças que podem ser transmitidas) e isso vale para qualquer animal de estimação. Manter a vacinação em dia, medicar com vermífugos adequados, se informar sobre a castração e sobre as doenças mais comuns foram os cuidados que mais me indicaram, e os quais tem mantido o Caspian saudável e feliz.

6. Sua bolsa de água quente provavelmente será aposentada
Principalmente nos dias mais frios, não tem outra, é deitar ou sentar em algum lugar que eles vêm para perto e se enrolam, mantendo a si e aos donos bem quentinhos.

7. Você terá que se acostumar com coisas assim


 


 




8. A história do "depois do primeiro, você vai querer outros 10" é real
Não sei qual o nome da doença, mas vocês devem fugir bem rápido dela (e suas mães também), porque olha, se eu pudesse pegava cada gato da rua e trazia pra dentro de casa.



9. Você pode adquirir a Síndrome de Felícia
Esse é perigoso. Juro que eu não era de ficar apertando ou falando com voz de criança, isso mudou drasticamente depois de conviver com meus pequenos. A situação é tão crítica que me pego fazendo isso com as pessoas ao meu redor.


10. Gatos não amam?
A fama dos gatos é de que são animais insensíveis e que não pegam apego nenhum ao dono, muito menos demonstram carinho. Depois de tudo isso, tudo o que eu tenho a dizer sobre essa afirmação é que ela não passa de uma mentira! Como qualquer outra criatura, quando tratado da forma correta e respeitosa, recebendo doses inimagináveis de amor, eles retribuem e agradecem da melhor forma que podem.

Espero que esse post possa incentivar a adoção de muitos desses bichinhos mais amáveis que não sei o que. Tudo o que eu aprendi foi com meus pequenos: Caspian (o gato cinza) e o Kowu (o branco e laranja), que infelizmente faleceu em Março desse ano. Apesar de ter ficado triste com a morte dele, me senti bem em poder ter dado todo o carinho que ele merecia enquanto estava aqui. Por isso eu digo que vale a pena, as memórias e o laço que se criam são valiosos demais. Então procure o abrigo para animais mais próximo, aposto que vão haver vários pequeninos esperando pra receber sua atenção e mostrar como vale a pena amar um gato <3

4 comentários:

  1. Adorei as dicas !!!!!!!!!!!!!
    Beijossssss
    https://yarapriscila.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, afinal não são só as dicas ~técnicas~ que importam, né?

      Excluir
  2. O item 8 é totalmente verdade, estou com dois gatos (e vou permanecer nesse número, juro rsrsrs)!! Primeiro adotei o Bento (que é idêntico ao seu cinza)... e agora adotei a Magali...!!! Gatos são seres fantásticos, sou apaixonada por eles!!!! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...